terça-feira, 5 de abril de 2011

Campanha da Fraternidade 2011

O tema da Campanha da Fraternidade de 2011 é “Fraternidade e a Vida no Planeta”que será voltada para o meio ambiente; e o lema é “A Criação Geme Com Dores de Parto”.
A Campanha da Fraternidade 2011 é um convite à reflexão sobre a necessidade de transformar os problemas provocados por anos de uso inadequado dos recursos naturais e poluição, em esperança para um novo recomeço com mais humanidade e sustentabilidade.
O que é aquecimento global e efeito estufa?
O aquecimento global é uma mudança climática com aumento ou diminuição dos valores médios da temperatura da superfície do planeta que hoje gira em torno de 15ºC – há cem anos era de 14,5ºC – o que tem provocado uma série de mudanças denominado de efeito estufa.
O efeito estufa é um processo natural, sem o qual a temperatura na superfície terrestre seria, durante o dia, muito quente e, à noite, muito fria.
Assim sendo, pode-se dizer que o efeito estufa é uma espécie de “instrumento”, mediante o qual a Terra oferece uma temperatura média constante, oferecendo as condições para o desenvolvimento da biodiversidade do planeta. Portanto ele é importante.
A) Quais são as propostas da Campanha da Fraternidade 2011 para que cada um de nós possa diminuir o consumo pessoal para diminuir o aquecimento do globo terrestre e consequentemente o efeito estufa?
a) Não use sacolas plásticas, elas levam 500 anos para se decompor na terra;
b) Consuma produtos locais;
c) Diminua a temperatura da geladeira e do ar condicionado no inverno e aumente no verão;
d) Desligue totalmente os eletrodomésticos que não estão em uso;
e) Consuma produtos orgânicos, e carnes de ovinos e bovinos são responsáveis por 18%;
f) Use fraudas ecológicas, as comuns levam 500 anos para se decompor;
g) Na conservação de alimentos use vidro, não use alumínio ou plástico;
h) Não uso papel, utilize a tecnologia digital;
i) Não escove os dentes com a torneira aberta;
j) Use lâmpadas econômicas;
k) Coma de forma sadia (orgânicos);
l) Não tome banhos demorados (5min);
m) Se utilize ao máximo dos objetos antes de jogar fora, pois irá se tornar lixo;
n) Use pilhas recarregáveis;
o) Faça coleta seletiva
O fato concreto é que se agente não contribuir a partir de agora, o aumento dos gases de efeito estufa continua aumentando. Se continuarmos com esse nível de emissão em 2050 logo atingirá 500 PPM e em 2090 atingiremos 760 PPM. Dessa forma, a temperatura média da Terra poderá elevar-se até 7ºC a mais. Portanto, vamos ficar próximo do inferno global.

Fonte: João Maria Cavalcanti

Nenhum comentário:

Postar um comentário